top of page
Buscar
  • Foto do escritorADVOGADO CRIMINAL

STJ tranca ação penal relacionada à importação de sementes de maconha

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça manteve o trancamento de uma ação penal sob o fundamento da atipicidade da conduta de um réu processado porque importou por remessa postal 80 sementes de maconha. Segundo os ministros, a importação de pequena quantidade de sementes de maconha como matéria-prima ou insumo destinado à preparação de droga para consumo pessoal é conduta atípica que não deve ser punida penalmente, devido à falta de previsão legal que a criminalize.


Segundo os autos da ação penal em questão, a importação foi feita três vezes, com 40, 20 e outras 20 sementes, mas as instâncias ordinárias aplicaram o entendimento da atipicidade da conduta, razão pela qual o Ministério Público recorreu ao Superior Tribunal de Justiça defendendo que a conduta se equipara ao crime de tráfico de drogas ou, no mínimo, ao crime de contrabando, pela importação de mercadoria proibida; e que ambas as condutas não admitem a aplicação do princípio da insignificância.

O relator do recurso, ministro Rogerio Schietti, proferiu decisão alegando que, embora concorde com a tese da acusação, para garantir a segurança jurídica, iria aplicar o entendimento da jurisprudência dos tribunais superiores quanto a possibilidade de aplicação da atipicidade da conduta. Em trecho da decisão, sustenta:


Firme na importância de se observarem os precedentes e de se adotar interpretação uniformedas leis — até para garantir uma ordem jurídica mais coerente, mais estável e com maior previsibilidade quanto à interpretação adotada pelo Poder Judiciário —, curvo-me ao posicionamento firmado.


O voto do relator foi acompanhado pelos demais ministros da 6ª turma no julgamento do Resp 1.658.934.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Jacupiranga Delegacia Fórum Criminal

Apresentação do Escritório de Advocacia Criminal Pontes Bem-vindo ao Escritório de Advocacia Criminal Pontes, onde a justiça é nossa missão e a defesa incansável é nossa marca registrada. Situado estr

bottom of page