top of page
Buscar
  • Foto do escritorADVOGADO CRIMINAL

Audiência de Custódia em Santos/SP

É na Audiência de Custódia que o juiz de primeira instância determina se irá ou não converter a Prisão em Flagrante em Prisão Preventiva, nos termos do artigo 312 do Código de Processo Penal.

O seucriminalista.com atua na Baixada Santista, Litoral Norte/Sul, Vale Do Ribeira, Registro, São Paulo, enfim encaminhe mensagem através do WhatsApp que passamos os horários (WhatsApp 13. 99104-6327)

A Audiência de Custódia é direito do preso, que deverá ser respeitado pelas autoridades policiais e judiciais, devendo o mesmo ser conduzido, tão logo quanto possível, à presença do juiz, que determinará se existem motivos suficientes para a manutenção de sua prisão.

O Supremo Tribunal Federal, desde o ano de 2015, determinou a obrigatoriedade da Audiência de Custódia, garantido o direito de todo cidadão brasileiro, preso em flagrante delito, de ser levado à presença do juiz, antes de ser determinada a conversão de sua prisão em flagrante em prisão preventiva.

Ante este cenário, a audiência de custódia é uma realidade, já tendo sido implementada em todos Estados da Federação e Distrito Federal, bem como no âmbito da Justiça Federal, de modo que na prática da advocacia criminal é indispensável ao advogado criminalista ter conhecimento do objetivo da audiência de custódia e o que poderá ser pleiteado em benefício de seu constituinte. [1]

A audiência será realizada perante juiz de direito, que irá analisar, desde o início, a legalidade da prisão. Além disto, serão ouvidas também as manifestações de um Promotor de Justiça, e as teses de defesa oferecidas pelo advogado do preso.

O preso será entrevistado, pessoalmente, pelo juiz, que poderá relaxar a prisão, conceder liberdade provisória com ou sem fiança, substituir a prisão em flagrante por medidas cautelares diversas, converter a prisão em preventiva ou ainda analisar a consideração do cabimento da mediação penal, evitando a judicialização do conflito, corroborando para a instituição de práticas restaurativas.[2]

Em outras palavras, não existe espaço, na Audiência de Custódia, para discussão acerca da culpa do custodiado, ou da materialidade do delito, cabendo tão somente ao advogado de defesa a demonstração da desnecessidade da conversão da Prisão em Flagrante em Prisão Preventiva.

É fundamental que o advogado escolhido para representar o preso tenha conhecimento acerca do tema, sabendo defender os interesses de seu cliente perante a audiência de custódia.

O escritório Barroso e Coelho Advocacia conta com profissionais capacitados, especialistas em Direito Penal e Direito Processual Penal, capazes de defender seus clientes em Audiências de Custódia e em todas as fases e atos da persecução penal.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Atendimento Penitenciária de Registro/SP

www.seucriminalista.com Jonathan Pontes, um advogado dedicado e humanitário, desempenha um papel crucial na Penitenciária de Registro, onde sua presença não é apenas uma luz de esperança, mas uma font

Registro/SP Penitenciária

www.seucriminalista.com www.advogadocriminalista.pro Jonathan Pontes, renomado advogado criminal, é conhecido por sua dedicação incansável aos seus clientes, especialmente aqueles que enfrentam desafi

Itariri/SP Advogado Recomendado Urgente

www.seucriminalista.com Dr. Jonathan Pontes | (13) 99641-4563 #DefesaCriminal #AdvogadoDeDefesa #JustiçaParaTodos #InocênciaComprovada #DireitosHumanos #CriminososTambémTêmDireitos #LiberdadeJusta #Pr

bottom of page