top of page
Buscar
  • Foto do escritorADVOGADO CRIMINAL

Dr. Jonathan Pontes Advogado em Santos/SP


A advocacia criminal é uma das áreas mais importantes e desafiadoras do direito, pois envolve a defesa dos direitos e liberdades individuais dos acusados em processos criminais.


Atendimento 24 horas | Whatsapp (13) 99104-6327


Uma das garantias fundamentais para a efetiva defesa nesses casos é o princípio do contraditório e da ampla defesa, previstos no artigo 5º, incisos LV e LVI da Constituição Federal brasileira.


O princípio do contraditório assegura às partes o direito de serem ouvidas, de apresentarem suas argumentações e de se manifestarem sobre as provas apresentadas nos autos.


Isso significa que, em um processo criminal, o advogado de defesa tem o direito de questionar as acusações feitas pelo Ministério Público e de apresentar suas próprias teses e argumentos para provar a inocência do seu cliente.


Além disso, o princípio do contraditório também garante que a acusação e a defesa tenham acesso às mesmas informações e provas produzidas no processo, assegurando a igualdade de condições para ambas as partes.


Por sua vez, o princípio da ampla defesa garante ao acusado o direito de se defender de todas as acusações que lhe são imputadas, utilizando todos os meios legais e disponíveis para provar sua inocência.


Isso inclui, por exemplo, o direito de apresentar provas, arrolar testemunhas e produzir laudos periciais que possam contribuir para a sua defesa.


É importante destacar que, na advocacia criminal, o respeito aos princípios do contraditório e da ampla defesa é fundamental para garantir um julgamento justo e imparcial.


Isso porque, em um processo criminal, a condenação de um acusado pode ter consequências graves, como a restrição da sua liberdade e a perda de direitos políticos e sociais.


Por isso, a atuação do advogado de defesa é fundamental para garantir que todos os direitos do acusado sejam respeitados e que a justiça seja feita.


Em suma, a advocacia criminal é uma área complexa e desafiadora que exige do advogado de defesa o pleno respeito aos princípios do contraditório e da ampla defesa.


Essas garantias fundamentais são essenciais para assegurar a defesa dos direitos e liberdades individuais dos acusados em processos criminais, garantindo assim um julgamento justo e imparcial.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Jacupiranga Delegacia Fórum Criminal

Apresentação do Escritório de Advocacia Criminal Pontes Bem-vindo ao Escritório de Advocacia Criminal Pontes, onde a justiça é nossa missão e a defesa incansável é nossa marca registrada. Situado estr

bottom of page