Buscar
  • ADVOGADO CRIMINAL

Covid-19 pode causar diabete; especialistas buscam registros de pacientes

"A relação da Covid-19 com a diabete, até o momento, parecia ser uma via de mão única. Quem tinha a doença crônica estava em maior risco para complicações da infecção pelo novo coronavírus. Agora, pesquisadores da área desconfiam que a estrada seja mais intrincada do que parece.


Em uma carta enviada à revista científica New England Journal of Medicine (NEJM), publicada no dia 12 de junho, 16 pesquisadores de diversos países alertam para o aumento no número de pacientes que, diagnosticados com a Covid-19, vieram a desenvolver sintomas de diabete. Esse foi um fato verificado mesmo entre pessoas sem predisposição para a doença crônica.


A fim de encontrar outros casos pelo mundo, e obter mais detalhes desse fenômeno (como, por exemplo, se as pessoas mantêm a diabete por muito tempo; se a doença se dissipa com o fim da infecção ou, ainda, se trata-se da doença de tipo 1, 2, ou uma nova versão), os pesquisadores lançaram o projeto CoviDiab de registro global de pacientes.


"Dado ao curto histórico de contato humano com a COVID-19, esse registro nos ajudará de forma rápida a entender como a diabete relacionada à COVID-19 se desenvolve, sua história natural e o melhor tratamento. Estudar a diabete relacionado à Covid-19 pode, inclusive, revelar novos mecanismos da doença", argumentam os pesquisadores no site do projeto."

Leia mais em: https://www.semprefamilia.com.br/saude/covid-19-pode-desencadear-diabete-especialistam-alertam/

Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo