top of page
Buscar
  • Foto do escritorADVOGADO CRIMINAL

Alternativas Defensivas Buscando a Absolvição da Acusação do Crime de Estupro de Vulnerável

O crime de estupro de vulnerável é um dos mais graves que existem na legislação brasileira. Ele consiste em manter relação sexual ou qualquer outro ato libidinoso com uma pessoa menor de 14 anos ou que, por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato ou que, por qualquer outra causa, não pode oferecer resistência.

Por ser um crime tão grave, muitas vezes as pessoas se perguntam se existem alternativas de absolvição para o autor do delito. A resposta é que, em algumas situações, é possível sim que o réu seja absolvido, ou que tenha sua pena reduzida.

Uma das alternativas mais comuns é a alegação de erro de tipo, também conhecida como erro de proibição. Nesse caso, o acusado alega que não sabia que a pessoa com quem manteve relação sexual era menor de 14 anos ou que não tinha o discernimento necessário para o ato. Se comprovado que o réu agiu de boa-fé e que realmente não sabia da idade ou da condição mental da vítima, ele poderá ser absolvido.

Outra alternativa é a alegação de consentimento da vítima. No entanto, é importante destacar que, mesmo que a vítima tenha aparentado consentir com o ato, a lei considera que ela não tem capacidade de consentimento devido à sua condição de vulnerabilidade. Portanto, essa alternativa dificilmente será aceita pelos tribunais.

Uma terceira alternativa é a alegação de que o acusado não sabia da vulnerabilidade da vítima. Nesse caso, o réu alega que não sabia que a pessoa com quem manteve relação sexual era vulnerável, seja por ser menor de 14 anos ou por ter deficiência mental. Se comprovado que o réu agiu de boa-fé e que realmente não sabia da condição da vítima, ele poderá ter sua pena reduzida.

Por fim, é importante destacar que, independentemente das alternativas de absolvição que existam, o crime de estupro de vulnerável é extremamente grave e deve ser combatido com rigor. A melhor forma de preveni-lo é por meio da educação e da conscientização da sociedade sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes e de respeitar a condição de vulnerabilidade de algumas pessoas. Além disso, é fundamental que haja um efetivo combate ao crime, com a punição adequada dos autores e o apoio às vítimas.

A importância de uma defesa técnica de experiência.

A importância de ter um advogado competente em um processo judicial é indiscutível. A escolha de um advogado experiente e bem qualificado pode fazer toda a diferença no resultado final de um caso.

Em um processo judicial, muitas vezes o resultado final depende das habilidades e conhecimentos do advogado que está defendendo o cliente. Um bom advogado não apenas conhece a legislação aplicável ao caso, mas também sabe como utilizar argumentos convincentes para persuadir o juiz a tomar a decisão favorável ao seu cliente.

Além disso, um advogado competente também é capaz de orientar o cliente durante todo o processo, explicando de forma clara e objetiva todas as etapas, os prazos, as possibilidades e as limitações. Isso é fundamental para que o cliente possa compreender o que está acontecendo, tomar as melhores decisões e estar preparado para as eventuais consequências.

Um advogado experiente também é capaz de lidar com as pressões e desafios que surgem durante um processo judicial, como as adversidades que podem ser apresentadas pelo advogado da outra parte ou pelas provas e argumentos que são apresentados durante a ação. Com isso, ele é capaz de manter a calma e a objetividade, evitando erros que podem prejudicar o caso.

Por fim, é importante destacar que a escolha de um bom advogado não deve ser feita apenas com base no preço ou na proximidade geográfica. É fundamental escolher um profissional que seja especialista na área do direito que se relaciona com o caso em questão e que tenha um bom histórico de sucesso em processos semelhantes.

Em suma, ter um ótimo advogado pode ser determinante para o sucesso de um processo judicial. É importante escolher um profissional qualificado, experiente e capaz de oferecer orientação e representação jurídica adequadas, para garantir que os direitos do cliente sejam protegidos e respeitados.




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Jacupiranga Delegacia Fórum Criminal

Apresentação do Escritório de Advocacia Criminal Pontes Bem-vindo ao Escritório de Advocacia Criminal Pontes, onde a justiça é nossa missão e a defesa incansável é nossa marca registrada. Situado estr

bottom of page