Buscar
  • ADVOGADO CRIMINAL

TJSP mantém condenação de estelionatário por venda de propriedade que não lhe pertencia

Vítima fez empréstimo bancário para pagar criminoso.


A 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão do juiz Luis Guilherme Pião, da 2ª Vara Criminal de São José do Rio Preto, que condenou à pena de dois anos de reclusão, no regime inicial semiaberto, réu acusado de estelionato (venda de coisa alheia como própria). O homem recebeu como entrada R$ 20 mil relativo à venda de propriedade que não lhe pertencia.


De acordo com os autos, a vítima viu anúncio de uma chácara à venda e marcou encontro com o anunciante, que disse ter um negócio melhor ainda para oferecer, mostrando-lhe uma casa em construção. A mulher, idosa, que pretendia se mudar para São José do Rio Preto com o objetivo de facilitar tratamento médico a que estava se submetendo, precisou contratar empréstimo para conseguir o valor exigido. Certo dia, ao voltar no local após a compra, deparou-se com uma pessoa, verdadeira dona do terreno, momento em que descobriu ter caído num golpe.


Para o relator da apelação, desembargador André Carvalho e Silva de Almeida, o crime de estelionato ficou bem caracterizado, “afinal, a ‘fraude é qualquer malicioso subterfúgio para alcançar um fim ilícito’ ou ‘o engano dolosamente provocado, o malicioso induzimento em erro ou aproveitamento de preexistente erro alheio, para o fim de injusta locupletação’, de modo que é impossível não reconhecê-la na conduta de quem, assim como o réu, se passa como proprietário de imóvel alheio e recebe o pagamento de pessoas inocentes e desavisadas”.


O julgamento, de votação unânime, teve a participação dos desembargadores Costabile e Solimene e Luiz Fernando Vaggione.

Apelação nº 0005678-58.2016.8.26.0576

https://www.seucriminalista.com/quem-somos

https://www.seucriminalista.com/acordo-nao-persecucao-penal

https://www.seucriminalista.com/advogado-para-todos

https://www.seucriminalista.com/advogado-criminalista-bertioga

https://www.seucriminalista.com/advogado-guaruja

https://www.seucriminalista.com/acordo-nao-persecucao-penal

https://www.seucriminalista.com/advogado-online-criminal

https://www.seucriminalista.com/cdp-praia-grande

https://www.seucriminalista.com/advogado-pontes

https://www.seucriminalista.com/seucriminalistablog

https://www.seucriminalista.com/advogado-criminal-jonathan-pontes

https://www.seucriminalista.com/criminalista-jonathan

https://www.seucriminalista.com/andr%C3%A9-lima-advogado-praia-grande

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O acusado admitiu a participação em diversos roubos na região A Polícia Militar prendeu, na tarde terça-feira (18), um homem, de 25 anos, que foi flagrado armazenando armas, munições e dinheiro. A açã