Buscar
  • ADVOGADO CRIMINAL

Cai no Golpe do Pix, Como Recuperar Meu Dinheiro? É Possível Reaver o Valor?

Golpe do Pix? Como Reaver o Dinheiro.

Dúvidas Frequentes:

1. Golpe do Pix: O Banco deve devolver o dinheiro?

Preliminarmente, o Pix é uma ferramenta que trouxe agilidade aos negócios, porém, infelizmente, aumentou o número de sequestro relâmpagos, roubos e furtos de celulares e também pode ser interpretada como uma ferramenta facilitadora para concretização de inúmeros outros golpes, especialmente em decorrência da quantidade absurda de contas falsas, muito provavelmente, reflexos dos vazamentos dos dados de milhares de brasileiros.

Na prática, a agilidade para os negócios também é utilizada para os atos ilícitos e há um aumento gigantesco de vítimas do denominado Golpe do Pix.

Portanto, a principal dúvida é o que fazer quando for vítima do golpe do Pix?

2. Sofri o Chamado "Golpe do Pix", e agora?

* Golpe do Pix, como recuperar o dinheiro?

*Golpe do Pix, o que fazer?

*Golpe do Pix, banco devolve o dinheiro?

*Golpe do Pix, responsabilidade do Banco?

3. Após o Golpe Realize um Boletim de Ocorrência e Contate o Banco!

Suspeitando que foi vítima do golpe do Pix, é primordial o contato seu banco para informar a fraude.

É fundamental que anote o horário que a ligação foi iniciada, todos os números de protocolos e o nome de todos os atendentes.

Além disso, é preciso muita atenção, algumas transações envolvendo chaves suspeitas podem culminar com aviso se o usuário quer mesmo seguir com a transferência, se verificar algum aviso sistêmico é aconselhável cancelar a operação e consultar seu banco antes de validar a transação.

Isso porque um dos sistemas de segurança implantados foi o “O Mecanismo Especial de Devolução” (MED) que ajuda no cumprimento do item art. 39-B da normal do Bacen:

Faça o Boletim de Ocorrência

Assim, com o número do protocolo em mãos (reclamação junto ao banco), é necessário fazer boletim de ocorrência (B. O.). Em alguns estados o procedimento pode ser realizado de forma online no site da polícia civil do seu estado.

É importante que no registro seja informado o valor do prejuízo e todas as informações para identificar o beneficiário da fraude, especialmente, a chave Pix que foi utilizada.

Após receber o boletim de ocorrência eletrônico, a vítima deverá encaminhar ao banco cópia do B.O. ao Banco e realizar todo procedimento de contestação administrativa que existe, lembrando que cada instituição financeira possui uma forma para registro da contestação.

Após isso é obrigatório que a vítima anote o número do protocolo da contestação.

A vítima deverá aguardar o prazo de até 10 (dez) dias para receber do banco resposta sobre o pedido de contestação que foi aberta.

Caso as informações enviadas sejam simplistas e/ou não esclareçam os fatos e/ou não indiquem detalhes sobre o informado, o consumidor deverá realizar registo de reclamação no Banco Central.

Procurar um Advogado de Confiança

A busca pelo advogado de confiança não é obrigatória, porém, sempre é aconselhável, pois o profissional saberá identificar quais informações são importantes pedir e atuará já imaginando a possibilidade de que venha existir uma discussão judicial.

BANCO NÃO DEVOLVEU OS VALORES?

Quando há recusa no ressarcimento, o advogado especialista em fraude bancária terá que analisar todos os documentos, após isso é que terá condições de prestar a melhor orientação.

CLIQUE AQUI E FALE COM O ADVOGADO ESPECIALISTA.




0 visualização0 comentário